AULA PROPÕE USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

Aula interativa na UC

Priscila Simões durante aula online da Universidade Corporativa Semesp

Nos últimos dias 25 e 26 de outubro, a Universidade Corporativa Semesp promoveu uma aula interativa sobre processos pedagógicos e gestão de ensino, dentro do Programa de Formação de Coordenadores da UC, com foco em metodologias ativas.

Ministrada pela Doutora em Comunicação e Educação pela USP, Priscila Simões, a aula totalmente online teve como objetivo discutir novos processos pedagógicos a partir do cenário de mudança do perfil dos alunos que ingressam nas IES e da própria configuração em rede da sociedade.

Para Priscila, o acesso ilimitado à informação tem causado um impacto irreversível na forma como as aulas e os cursos devem ser pensados e organizados. “Os alunos, por exemplo, querem se formar com maior rapidez. É preciso entender também qual é o perfil desses novos alunos que estão chegando ao ensino superior, para que as instituições consigam que eles realmente aprendam”, disse Priscila durante a aula.

Aula interativa na UC

Priscila Simões durante aula online da Universidade Corporativa Semesp

A aula interativa apontou que questões como globalização, internacionalização do ensino, mudanças sociais e econômicas e uma nova noção de tempo e espaço são fatores que influenciam na matriz curricular dos cursos, na configuração das salas de aula e no próprio papel de formação profissional atribuído às faculdades e universidades.

Entre outras soluções para esses novos desafios que as IES e os professores têm enfrentando em relação à gestão de ensino, Priscila citou a mudança de foco do ensino para a aprendizagem e do professor para o aluno, destacando metodologias ativas em que o estudante é o protagonista.

“As metodologias ativas proporcionam um maior engajamento dos alunos ao incentivar discussões, debates e soluções de problemas”, explicou Priscila. “Elas ensinam ainda os alunos a trabalhar em equipe e a treinar suas habilidades orais e escritas”, acrescentou.

Em seguida, a aula interativa focou em três tipos diferentes de metodologias ativas: estudo de caso, aprendizado por pares (peer instruction) e ensino baseados em projetos.

Outras Notícias