Inteligência de Mercado Aplicada ao Ensino Superiorparceria com a FIA

O curso Inteligência de Mercado aplicada ao Ensino Superior, em parceria com a Fundação Instituto Administração (FIA), têm como premissa desenvolver em você uma visão de Inteligência de Mercado que permita enxergar os acontecimentos nas instituições de ensino superior de maneira sistêmica e interdependente.

18hEaD

OBJETIVO

Desenvolver nos profissionais uma visão crítica do processo de Inteligência de Mercado, expandindo as possibilidades de compreensão das soluções para os problemas relacionados a informação e gestão. Além da compreensão sobre a relatividade das áreas de conhecimento, fazendo com que a visão da solução de um problema ou da solução relacionada à inteligência de mercado seja abrangente e complexa, fugindo de uma solução simplista e óbvia.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da área de inteligência de mercado que atuam em Instituições de Ensino Superior e buscam reciclagem e especialização ou que estão ingressando na área de inteligência de mercado, e precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho das novas funções.

CONTEÚDO

  • Inteligência de Mercado: Fundamentos e conceitos centrais de Inteligência de Mercado;
  • Inteligência competitiva e a tomada de decisões;
  • Ciclo de Inteligência de Mercado: Planejamento e vigilância;
  • Processo de coleta;
  • Proteção e armazenamento;
  • Transformação das informações em inteligência;
  • Disseminação;
  • Feedback e mensuração;
  • Ferramentas de coleta e análise de dados em Inteligência de Mercado;
  • Implantação de uma área de Inteligência de Mercado;
  • Ética em Inteligência de Mercado;
  • Tendências Atuais em Inteligência de Mercado;
  • Inteligência de Mercado aplicada às Instituições de Ensino: Estudos de caso e aplicações para Instituições de Ensino.

METODOLOGIA

  • Ênfase nas videoaulas para explicação dos principais conceitos do curso;
  • Aulas com dinâmica muito próxima das aulas presenciais;
  • Material de apoio exclusivo para o curso e associado aos vídeos;
  • Material complementar atualizado;
  • Tutor que auxilia na resolução de dúvidas;
  • Quizzes para fixar o conteúdo e reforçar a aprendizagem;
  • Fórum que estimula os debates, troca de ideias e conhecimento;
  • Estudos de caso que aproximam a teoria e a prática.

AVALIAÇÃO

As atividades dos participantes geram conceitos de notas. Para ser aprovado o aluno precisa obter nota mínima 7,0 no curso.

CERTIFICADO

Ao final do curso o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e pela Universidade Corporativa Semesp.

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

Carga Horária: 18 horas
Data: EaD (início imediato) – a partir de 1º de setembro de 2016
Importante: Lembramos que o participante tem até 45 dias (a partir do recebimento de login e senha) para concluir o curso.